Tecnologia do Blogger.
RSS

Veja sites que usam e mapeiam emoções

De: Véra Barone


---------------------
Edgar Madruga
http://groups.google.com.br/group/bons_amigos
Salvador/BA



Veja sites que usam e mapeiam emoções

Ao dizer estado sentimental, usuário ganha sugestões de músicas e filmes; serviços também monitoram opiniões

Ódios e amores dos que navegam na internet são organizados por meio de serviços que rastreiam redes sociais

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/tec/tc0405201117.htm

Seja fornecendo seu estado emocional ou tendo seus sentimentos computados pelo próprio computador, o usuário encontra na internet serviços que levam em conta as suas emoções e humores.
Um exemplo disso são os diversos serviços de sugestão de música ou filmes e programas de TV que ocupam a web.
O aplicativo para celulares e computadores Moodagent (moodagent.com), por exemplo, cria um perfil único para cada música, que traz informações sobre como ela é percebida emocionalmente. A ideia é que esse perfil descreva todos os elementos musicais e emocionais presentes na faixa. Então, é criada uma playlist mais apurada com as músicas.
Já o Moodstream (moodstream.gettyimages.com) proporciona ao usuário uma experiência mais completa. O serviço traz uma combinação de fotos, vídeos e músicas baseada em emoções escolhidas pelo usuário. O conceito do serviço é que a combinação de imagem e som pode proporcionar um estado sentimental pretendido. O usuário pode escolher, por exemplo, a opção Refresh, que traz combinações ligadas a felicidade e calma.

REDES SOCIAIS
As ferramentas tecnológicas que buscam usar e catalogar as emoções também tentam descobrir os sentimentos expressados pelos usuários nas redes sociais.
O Tweetfeel (tweetfeel.com), por exemplo, monitora comentários e conversas positivas e negativas que os usuários fazem no Twitter. São catalogadas opiniões sobre itens como filmes, músicos, programas de TV e marcas mais populares. O Twistori (twistori.com) funciona de maneira parecida.
Já o We feel fine (wefeelfine.org), criado por Jonathan Harris e Sep Kamvar, fuça em diversos blogs à procura de ocorrências de frases como "I feel" ou "I am feeling" (algo como eu sinto ou eu estou sentindo).
Ao encontrar a frase, o sistema identifica a emoção expressada e a cataloga. Às vezes, é possível também dar informações sobre o autor das frases, como sexo e localização geográfica.
Em uma tentativa de aumentar o compartilhamento de emoções por parte dos usuários de internet, foi criado o Moonrise (moonri.se).O site permite que sejam compartilhados fotos, vídeos e frases que expressem alguma emoção --diferentemente das outras redes, o Moonrise é focado apenas em sentimentos.

SORRISO
A detecção de expressões e emoções faciais também é usada em iniciativas divertidas, como o Typeface (typefaceproject.com). O programa identifica a expressão facial do usuário e, a partir dela, cria uma fonte para ser usada na hora de escrever textos. É preciso instalar o programa no computador. (AMANDA DEMETRIO)

MUSICOVERY
O QUE É Site que permite criar e ouvir rádios de acordo com o humor fornecido pelo usuário. É possível escolher entre climas como calmo, enérgico ou positivo. Em seguida, o usuário tem a opção de dividir as músicas pelas décadas em que foram lançadas
ONDE musicovery.com

JINNI
O QUE É Serviço que ajuda a encontrar filmes e programas de TV a partir de um humor selecionado pelo usuário. Também possibilita buscas de acordo com gênero ou época em que o vídeo foi lançado
ONDE jinni.com

STEREOMOOD
O QUE É Página que sugere músicas e artistas para combinar com o estado emocional e com as atividades diárias do usuário. É integrado com as redes sociais e permite compartilhar as faixas em sites como o Twitter, o Facebook e o Delicious
ONDE stereomood.com

GHOSTLY DISCOVERY
O QUE É Serviço que ajuda a descobrir novas músicas ao criar listas de faixas de acordo com estados emocionais fornecidos pelo usuário. Disponível on-line e em forma de aplicativo para iPhone e iPod touch
ONDE ghostly.com/discovery/play

MOODAGENT
O QUE É Aplicativo que cria listas de música de acordo com um humor informado pelo usuário. Ele precisa dosar cinco barras principais que classificam as músicas em categorias como sensual, suave, feliz e furiosa. Também é levado em conta o andamento escolhido. Disponível para iOS, Android, celulares Nokia e computadores de mesa (Mac e Windows)
ONDE moodagent.com

TWISTORI
O QUE É Site que reúne e classifica os sentimentos que os usuários estão expressando no Twitter
ONDE twistori.com


--
Visite também nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=14404700
 
Para entrar em contato com a moderação envie email para:
moderacao-CantinhoDaLeitura@googlegroups.com
 
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
CantinhoDaLeitura@googlegroups.com
 
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
CantinhoDaLeitura-unsubscribe@googlegroups.com
 
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/CantinhoDaLeitura

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário