Tecnologia do Blogger.
RSS

Livros sobre Metodologia


De: Véra Barone



Pedro Demo


http://pedrodemo.sites.uol.com.br/Frame1.html
http://www.slideshare.net/alegaldo/pedro-demo


Sobre Metodologia:
http://www.4shared.com/document/AzGZZbyC/Apostila_-_Metodologia_Cientfi.html

http://www.4shared.com/document/GdrY7TxE/Teoria_sobre_o_Mtodo_Cientfico.html
http://www.4shared.com/document/sJZWzqFg/Apostila_de_Metodologia_da_Pes.html
http://www.4shared.com/document/-Sw-lPYs/apostila_Metodologia_de_Pesqui.html
http://www.4shared.com/document/nde7H0ri/-_livro_metodologia_-_normas_p.html
http://www.scribd.com/doc/2624812/tecnicas-de-metodologia-cientifica
http://www.scribd.com/doc/2197345/metodologia

Texto:

Autor: Mikhail Bakhtin

Capítulo do livro: Questões de literatura e de estética  - a teoria do romance,

Trad. BERNADINI, Aurora F. et al. 4. ed. São Paulo: Editora UNESP, 1998. p. 397-428)

link para download:

http://lix.in/-739454


Livros:




http://www.mediafire.com/?yptk3bb0ow44os5

METODOLOGIA CIENTÍFICA
GIAN DANTON



http://www.4shared.com/document/NZ9S7s-U/Livro_-_Metodologia_Cientfica_.html

O CONHECIMENTO CIENTÍFICO

                Ao contrário do que dão a entender a maioria dos livros de metodologia, o conhecimento científico não é algo pronto e acabado, indiscutível. Na verdade, o século XX foi palco de uma apaixonada discussão sobre o que é ciência, quais são suas características e sua relação com os outros tipos de conhecimento.

Os pensadores que exploraram o tema discordam entre si e há até aqueles que defendem que um método científico é impossível. Outros têm denunciado a ideologia por trás do método científico, tais como Edgar Morin e Hebert Marcuse, que acusam a ciência e a tecnologia de promoverem a transformação do homem em coisa e a compartimentação do saber.

Outros apresentam propostas que discordam completamente do que a maioria entende por ciência. Exemplo disso é a gonzologia, uma corrente de pensamento influenciada pelo jornalismo gonzo. Para esses pensadores, a única metodologia possível dentro da ciência é a observação participante.

Entretanto, a noção que se tem hoje do conhecimento científico é influenciada pelos pontos de vista do Círculo de Viena e dos pensadores Karl Popper e Thomas S. Kuhn pela influência de suas propostas epistemológicas.

Círculo de Viena

                Essa corrente de pensamento de inspiração positivista surgiu na Europa no início do século XX. Acreditava na possibilidade das ciências humanas e sociais seguirem as mesmas metodologias das ciências naturais.

                O Círculo de Viena estava preocupado em diferenciar o conhecimento científico dos outros tipos de conhecimento. Eles partiam de algumas perguntas básicas: o que é conhecimento científico? Que tipo de conhecimento pode ser caracterizado como científico?

                Eles iniciaram distinguindo dois contextos: o da descoberta e o da verificação.

                O contexto da descoberta é aquele em que o cientista faz sua descoberta. Para o Círculo de Viena, esse era um contexto irrelevante para se definir se esse conhecimento é científico ou não. A descoberta pode ter surgido, por exemplo, de um sonho, de uma alucinação ou simplesmente de uma coincidência...

Para o Círculo de Viena o que realmente importa na definição do que é científico ou não é o contexto da justificativa. Ou seja, é a forma como o cientista vai explicar sua descoberta aos pares.

                O Círculo de Viena dava grande importância à verificação. Assim, o cientista deveria explicar detalhadamente como chegou aos seus resultados para que outros pesquisadores, repetindo a experiência, pudessem chegar aos mesmos resultados.

                Para evitar equívocos (intencionais ou não) era necessário usar uma linguagem unívoca. Ou seja, cada termo utilizado no trabalho deveria ter uma única interpretação.

                Nas ciências sociais, o pensamento do Círculo de Viena influenciou os pesquisadores a definirem muito bem os termos utilizados.

                Em um trabalho sobre aborto em casos de violência sexual, o que é aborto? O que é violência sexual? Será que uma esposa pode acusar o marido de a tê-la violentado? A definição desses termos, e a utilização dos mesmos com uma única significação ao longo de todo o trabalho asseguram a interpretação correta e a cientificidade do trabalho.

                O Círculo de Viena também estabeleceu o princípio da verificação. Ou seja, o cientista deve repetir a experiência e verificar se chega sempre ao mesmo resultado antes de divulgar suas tese. Jamais se deve fazer juízos precipitados.

                Essa corrente de pensamento também acreditava que o método cientifico deveria utilizar a indução.

 

TEXTO COMPLEMENTAR

O que é indução?

                Indução é o princípio segundo o qual deve-se partir das partes para o todo. Ou seja, ao fazer uma pesquisa, deve-se  ir coletando casos particulares e, depois de certo número de casos,  pode-se  generalizar, dizendo que sempre que a situação se repetir o resultado será o mesmo.

                Se, por exemplo, eu quero saber a que temperatura a água ferve. Coloco água no fogo e, munido de um termômetro, meço a temperatura. Descubro que a fervura aconteceu a 100 graus centígrados.

                Repito a experiência e chego ao mesmo resultado. Repito de novo e vou repetindo até chegar à conclusão de  a água sempre ferverá a 100 graus centígrados.

                Umberto Eco dá um outro exemplo curioso: os sacos de feijões.

                Vejo um saco opaco sobre a mesa. Quero saber o que tem no mesmo. Uso o método indutivo: vou tirando o conteúdo do saco um a um. Da primeira vez, me deparo com um feijão branco. Na outra tentativa, de novo um feijão branco. Repito a experiência até achar que está bom (ou até acabar a verba). Então extraio uma lei: dentro deste saco só há feijões brancos.

Domínios da História: Ensaios de Teoria e Metodologia - Ciro Flamarion Cardoso e Ronaldo Vainfas (org.)















http://www.multiupload.com/H86AFQ9GPK

O livro visa traçar um panorama atualizado dos vários campos de investigação da história e expõe os principais conceitos e as polêmicas que se fizeram presentes na história das disciplinas e da pesquisa, com ênfase na discussão sobre a questão dos paradigmas.

O panorama dos estudos históricos, neste final do século XX, revela-se muito mais vasto se o compararmos com o fin de siècle anterior. Além disso, é tão variado a ponto de em muitas de suas esquinas embuçar-se a contradição.


Livro:Como se faz uma tese em Ciências Humanas


http://www.megaupload.com/?d=VY03UK67


--

--
Visite também nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=14404700
 
Para entrar em contato com a moderação envie email para:
moderacao-CantinhoDaLeitura@googlegroups.com
 
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
CantinhoDaLeitura@googlegroups.com
 
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
CantinhoDaLeitura-unsubscribe@googlegroups.com
 
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/CantinhoDaLeitura

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário