Tecnologia do Blogger.
RSS

Moça com brinco de pérola - Tracy Chevalier


 
 

Em meio a sua carreira, o célebre pintor holandês Johannes Vermeer pintou uma moça de turbante e brinco de pérola. Este quadro famoso, Moça com Brinco de Pérola, tem sido chamado de a Mona Lisa holandesa. As vezes, a moça parece estar sorrindo sensualmente; outras, insuportavelmente triste...

 

História e ficção se misturam, imperceptíveis, neste brilhante romance sobre sensibilidade artística e despertar da sensualidade por meio dos olhos da jovem que inspirou um dos mais famosos quadros de Vermeer, considerado por muitos especialistas em arte a obra-prima do pintor.

 

Em Delft, no século 17, reina uma ordem social rigorosa, separando ricos e pobres, católicos e protestantes, patrões e criados. Quando Griet, de 16 anos, vai trabalhar de criada na casa do mais importante pintor da cidade, espera-se que ela saiba o seu lugar. Mas na casa de Vermeer, dominada por sua esposa de gênio instável e pela sogra dominadora, a jovem logo desperta a atenção do patrão. Cativado pelo seu jeito quieto, intuição e fascínio pela arte, Vermeer leva-a aos poucos para seu mundo — um lugar calmo, de cor exótica e luz ofuscante, sombras que mudam e uma beleza inimaginável.

 

À medida que Griet se transforma em parte vital da obra de Vermeer, a crescente intimidade dos dois traz tensão e desilusão à casa, cheia de ordem. A relação entre os dois é elusiva. Griet se torna mais que um modelo? Ou é apenas uma assistente? O interesse do artista é exagerado aos olhos dela? O que ninguém suspeita, devido ao jeito calmo de
Griet, é que o seu fascínio pelos quadros de Vermeer irá levá-la inexoravelmente para o mundo particular do pintor. E, ao se tornar testemunha do processo criativo do grande mestre, sua paixão reprimida será o catalisador de um escândalo que atingirá em cheio a cidade e mudará irrevogavelmente a sua vida.

 

com seu incrível senso do detalhe histórico, que evoca nitidamente um lugar e um tempo distantes, Moça com Brinco de Pérola conta a história de uma jovem quase mulher, cuja vida se transforma no breve encontro com o talento... até ela mesma ser imortalizada num quadro.

 

Nascida e criada em Washington, Tracy Chevalier mudou-se para Londres em

1984, após se bacharelar em língua inglesa. Trabalhou em uma editora como organizadora de obras literárias e enciclopédias sobre escritores e literatura em geral. Em 1994 concluiu o mestrado em técnicas de redação criativa. Seu primeiro romance, The Virgin Blue, foi escolhido para um grande prêmio de novos talentos em

1997. Chevalier vive com o marido e o filho, e lançou há pouco tempo seu terceiro romance. É uma apaixonada pela obra de Vermeer e já esteve cara a cara com 28 dos seus 35 quadros conhecidos. Um dos seus principais objetivo        s é ver pessoalmente todos eles.

Cumprimentos.   






*..·´°*°·..*..·°**Ahisa**°·..*..·´°*°·..*

--
Visite também nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=14404700
 
Para entrar em contato com a moderação envie email para:
moderacao-CantinhoDaLeitura@googlegroups.com
 
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
CantinhoDaLeitura@googlegroups.com
 
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
CantinhoDaLeitura-unsubscribe@googlegroups.com
 
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/CantinhoDaLeitura

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário