O documentário Sagrada Terra Especulada tendo como enfoque a resistência realizada na Reserva Indígena Santuário dos Pajés traça a ação da mídia, políticos, empresários, especuladores e burocratas: todos a serviço do lucro e da segregação. Do outro lado, apresenta a ação de movimentos populares em uma incansável e também vitoriosa luta. Pode ser baixada ou vista no site:
"No dia 3 de outubro, segunda-feira, a empresa ergueu muros de arame farpado, torres de segurança e placas de metal no local, descumprindo a decisão judicial que protege o Território Indígena Bananal. Após, a intervenção de manifestantes, a Emplavi prometeu que pararia a construção e esperaria pela decisão judicial. Na manhã do dia 5, no entanto, a incorporadora religou os tratores, continuou a levantar os muros e a desmatar a área de cerrado que deveria ser preservada. A ação da empresa só foi paralisada por meio de uma nova manifestação popular. Toda a comunidade do Distrito Federal está convidada a participar desse ato que busca impedir um novo descumprimento da decisão judicial em favor do Santuário.
Para chegar ao Santuário dos Pajés, você deve se dirigir ao Colégio Leornado da Vinci (915 Norte), seguir pela estrada de chão, sempre reto até chegar ao Parque Burle Marx, no Setor Noroeste."
"O Pouco Importa
O pouco importa está inscrito em cada tijolo assentado nas construções do novo bairro, Noroeste: pouco importa a natureza com sua rica fauna e flora, pouco importa o inchaço que o novo setor trará às vias, pouco importa o destino da chuva sobre a manta asfáltica, pouco importa a bolha imobiliária que cresce a cada segundo, pouco importa o tombamento de Brasília como patrimônio histórico. Aos novos xerifes da cidade, pouco importa o grito dos estudantes, ambientalistas e afins que se embrenham na vegetação nativa e afrontam, sem poder de pólvora, o poder das empreiteiras aliadas à guarda pública e privada, e que são pessoas preocupadas com questões mínimas e planetárias para o bem comum. Por fim, resta a triste constatação do paradoxo de que pouco importa o Santuário dos Pajés na capital mística e ecumênica."






1 comentários:
Olá !
Faço parte do grupo da caminhada que vai para ilha do marajó.
Por gentileza apague meu rg do seu site e da Ana Julia Rodrigues Carvalho.
Att
Omar Paulino da Silva Filho
Postar um comentário