Tecnologia do Blogger.
RSS

[Educação] - ANÁLISE DA ORTOGRAFIA DE CRIANÇAS USUÁRIAS DE IMPLANTE COCLEAR - Juliana Medeiros Prass Lemes




---------------------
Edgar Madruga
Salvador/BA



ANÁLISE DA ORTOGRAFIA DE CRIANÇAS USUÁRIAS DE IMPLANTE COCLEAR - Juliana Medeiros Prass Lemes


Arquivo no Formato PDF 110 Paginas

Dissertação apresentada ao curso de pós-graduação em Fonoaudiologia da Universidade Veiga de Almeida como requisito parcial para a obtenção do Grau de Mestre. Área de concentração: Linguagem.



RESUMO
ANÁLISE DA ORTOGRAFIA DE CRIANÇAS USUÁRIAS DE IMPLANTE COCLEAR
A apropriação do sistema ortográfico é essencial no âmbito da comunicação escrita e imprescindível para um satisfatório desempenho acadêmico. O processo evolutivo de aquisição ortográfica é complexo e exige uma série de pré-requisitos relacionados ao desenvolvimento de linguagem, habilidades metalingüísticas e domínio do discurso oral. Nesse contexto, surgiu a questão central deste estudo: como crianças deficientes auditivas usuárias de implante coclear se apropriam do sistema ortográfico?

O objetivo foi analisar a partir de um estudo de caso coletivo as alterações ortográficas de crianças usuárias de implante coclear que freqüentam o primeiro segmento do ensino fundamental em escola regular. Foram selecionadas quatro crianças e o instrumento de avaliação utilizado foi o roteiro de observação ortográfica proposto por Zorzi (1998). Após os ditados e redações, os erros de cada criança foram classificados, quantificados, registrados em tabelas e em seguida foram analisados. A análise procurou identificar os resultados individuais que continham características comuns ao grupo.

As quatro primeiras categorias de maior freqüência de erros ortográficos foram: alterações envolvendo a grafia de surdos sonoros, erros decorrentes da possibilidade de representações múltiplas, "outras" e omissões de letras. Já as categorias: letras parecidas e inversões de letras costumaram aparecer com baixo índice de erros na escrita das crianças implantadas.

Um fato muito relevante foi que todas as crianças implantadas apresentaram um índice de erros muito maior nas atividades envolvendo ditado, em comparação com as atividades de redação. Com isto podemos inferir que em termos ortográficos, para estas crianças o ditado foi mais difícil do que a redação. Mediante tudo o que foi constatado, foi realizada uma reflexão sobre resultados encontrados entre as crianças implantadas com base nos resultados obtidos com crianças ouvintes publicados por Zorzi (1998). Entre as crianças implantadas, as causas dos erros que aconteceram em alta freqüência, se relacionavam com padrões acústicos e articulatórios; habilidades metalingüísticas de consciência fonológica, lexical e morfossintática e demais aspectos vinculados à linguagem e oralidade. As categorias de erros ortográficos que mais apresentaram discrepância entre este estudo e os achados de Zorzi (1998) foram as alterações na grafia de fonemas surdos e sonoros e a categoria denominada "outras".

Entre os possíveis motivos para o índice de erro ter sido muito maior nas atividades envolvendo ditado, em comparação com as atividades de redação, pode-se citar o fato que durante o ditado a criança tende a manter uma postura pouco desenvolvida de autocorreção, procedimento ligado a processos de atenção e controle consciente da escrita. Outro motivo bastante importante estaria relacionado ao efeito freqüência da palavra e ao repertório vocabular mais restrito devido ao atraso de linguagem.
Em linhas gerais, este estudo apontou caminhos que auxiliam o fonoaudiólogo a compreender melhor a produção gráfica do aluno usuário de implante coclear.

http://www.megaupload.com/?d=OHD03HIL


--
Visite também nossa comunidade no Orkut:
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=14404700
 
Para entrar em contato com a moderação envie email para:
moderacao-CantinhoDaLeitura@googlegroups.com
 
Para postar neste grupo, envie um e-mail para
CantinhoDaLeitura@googlegroups.com
 
Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
CantinhoDaLeitura-unsubscribe@googlegroups.com
 
Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/CantinhoDaLeitura

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário